DARK



Criada por Baran Bo Odar, que também dirige quase todos os episódios, e Jantje Frise, que assina o roteiro, Dark é a primeira produção original alemã da Netflix, que estreou em dezembro, trazendo a premissa de ser uma das séries mais sombrias do streaming e conseguindo o feito nos dez episódios da primeira temporada. A série é uma boa pedida para quem gosta de ficção cientifica, já que entramos de cabeça em uma discussão de passado, presente e futuro.

Winden é uma cidadezinha pacata cujo o maior destaque é sediar a usina de energia nuclear, que está sendo desativada, até que duas crianças desaparecem de forma misteriosa e sem deixar rastros ou suspeitos. No meio de toda essa trama, temos alguns personagens que se destacam, como o jovem Jonas Kahnwald (Louis Hofmann), que além de enfrentar os dramas da adolescência, como ver a menina por quem é apaixonado namorar o seu melhor amigo, enfrenta a angustia de não entender o suicídio do pai. E Ulrich Nielsen (Olier Masucci), um homem desesperado para encontrar seu filho desaparecido, capaz de fazer o que for para tê-lo de volta. Charlotte Doppler (Karoline Eichhorn), a delegada responsável pelo caso do desaparecimento e com uma trama pessoal com uma carga emocional forte, nos prendendo a série ainda mais. Conforme o tempo ai passando, a trama evolui e somos levados para uma dinâmica onde o passado, presente e futuro coexistem.

Comparando-a diretamente com Stranger Things, algo que praticamente todos estão fazendo, já que a premissa é parecida por começar a série com uma criança desaparecida de forma que beira o sobrenatural, mas é apenas ai que podemos comparar. Enquanto Stranger Things nos cativa pela amizade e afeto entre os personagens, Dark é uma série muito mais sombria, com uma trama mais séria, como corpos que aparecem na floresta, um homem que comete suicídio e deixa rastros, crianças desaparecendo sem deixar pistas, e se torna bastante interessante pela forma como seus protagonistas agem sob os efeitos de seus traumas.

É comum todo mundo se conhecer em cidade pequena, mas no caso de Widen as coisas estão muito mais interligadas do que imaginamos. Temos quatro famílias principais que nos são apresentadas – Nielsen, Kahwald, Tiedemann e Dopple – cada família com sua personalidade própria e segredos, muito segredos.

Falando um pouco da parte técnica, existe um cuidado bem detalhista com a fotografia da série, deixando claro o clima sombrio pela iluminação fraca e cores fortes, os cenários, externos e internos, são lindos e repleto de detalhes sobre a personalidade dos personagens. Todos os atores são excelentes e realmente entram nos personagens, você realmente sente que eles estão sentindo. Mas o grande mérito de Dark está consegui acertar na medida exata de complexidade, não sendo tão fácil de entender, mas algo que conseguimos fazer sem uma dificuldade tão grande e que nos deixa cada vez mais preso a série. 

Dark é uma série com temáticas maduras e cheia de reviravoltas, uma grande aposta da Netflix e uma excelente série para se assistir!


12 comentários:

  1. Está sendo muito bem recomendada essa série, mas confesso que tentei assistir um ep mas não funcionou para mim, então eu larguei de mão, não é algo que eu procure agora para assistir, mas obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu terminei de ver essa série ontem e minha cabeça ainda tá fervendo com tantas reviravoltas, não sei nem o que falar sobre ela.

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia esta serie ainda! Fico contente que tnehas gostado, não sabia que era pareciada com Stranger Things...

    Estou a vê-la neste momento! Enfim, adoro quando a fotografia e tao cuidada assim, mantendo um tom coeso!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Vi várias pessoas falando bem dessa série e elogiando. É bom saber que não é igual a Stranger Things, apesar da premissa parecida.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Infelizmente essa série não me chama muita atenção porque confesso vi o trailer e pelo que li até o momento achei ela bem confusa.Não sei se me prenderia atenção. Não sabia que o pessoal estava comparando com Stranger Things essa assisti e gostei muito das temporadas, mas pelo que li no seu post as semelhanças são poucas. Infelizmente, ainda não fiquei com vontade de ver então deixo a dica passar dessa vez.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii Luma

    Ultimamente são varias as apostas da Netflix com super boa pinta, adoro ver que estão cada vez mais apostando em séries estrangeiras fora do eixo EUA-Inglaterra pois outros países como Espanha, França e Alemanha sempre tem muita coisa boa. DARK por exemplo é a mostra disso. Quero conferir essa série em algum momento.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Luca!

    Eu AMEI Dark! Comecei a assistir sem muitas expectativas e já no fim do primeiro episódio me vi completamente viciada na produção alemã que tem uma fotografia M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A e um enredo que é E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R!

    Concordo que ela possua uma temática adulta e que a série é cheia de reviravoltas (acho que por isso me prendeu tanto, inclusive!). Quem ainda não assistiu, devia!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Luma, esta eu não tinha visto ainda, mas achei interessante. Quem sabe mais para frente dê uma chance...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essa série é muito boa. Ansiosa pela próxima temporada, já fiz mil uma conjecturas rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma!
    Eu to louca pra assistir essa série, na verdade eu vi o primeiro episódio, mas acabei não conseguindo dar continuidade, porém foi o suficiente pra me deixar doida de curiosidade, rs.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oie
    o pessoal do trabalho não para de me indicar mas por ser uma série tão complexa, não sei se veria por agora também por estar vendo muitas mas com certeza quero ver em algum momento pois são tantos elogios que me deixaram atiçada para ver, bela dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, ótimo seu post sobre a série. Eu ainda não a vi, mas parece sombriamente interessante.

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!