Série: (Trilogia) Divergente
Livro: 02 (01)
Páginas: 512
Autora: Veronia Roth
Editora: Rocco
Adicione: Skoob
Classificação: 4/5
Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.
Muitas pessoas me indicaram DIVERGENTE ao longo dos anos, sempre me dizendo que se eu havia gostado de Jogos Vorazes, com certeza eu gostaria dessa trilogia, mas ainda assim, evitei a leitura até o ano passado, quando decidir (na verdade, fiz um acordo do qual me arrependo até hoje haha) ler todos os livros não lidos antes de comprar mais algo e li o primeiro livro. Apesar da leitura ter sido rápida e ter me deixado extremamente curiosa a respeito dos outros livros, não consegui devorar a trilogia da mesma forma que aconteceu com jogos vorazes, em que devorei os três livros em uma única semana. Tanto que somente semana passada eu decidi, finalmente, ler o segundo livro da série, graças a Jornada MLV.
Insurgente dá voz ao apelo social da trama, nos fazendo refletir o tempo inteiro sobre todas as atitudes tomadas pela protagonista e os poucos amigos que lhe restam, nos dando também algo para o que torcer. Queremos que Tris revele a verdade acima de tudo ou que arrisque menos a sua vida? E se revelar a verdade signifique trair a única pessoa que lhe resta? O que você faria no lugar dela? E mesmo tendo 512 paginas, eu devorei o livro em praticamente um dia, sendo vencida pelo sono, acabei deixando as últimas cinqüentas paginas para o dia seguinte e acabei sonhando com possíveis decisões da protagonista a noite inteira. Existem partes no livro que achei enrolação, mas a escrita fluida da autora me fez passar por elas quase sem perceber suas existências.
A trama se desenrola do mesmo ponto em que parou no primeiro livro, acompanhamos a agonia de Tris ao ter que decidir em quem confiar. De um lado, um grupo que anseia a mudança no poder, do outro lado uma rebelião que deseja o fim das facções, mas no centro disso tudo, a possibilidade de revelar um grande mistério e contar a todos a verdade sobre como aquela guerra se desencadeou.
Não acredito que seja mais importante seguir em frente do que descobrir a verdade. (...). A verdade costuma mudar os planos das pessoas.
O ritmo do livro é tomado pela ação e suspense o tempo inteiro, tendo poucas cenas mais calmas entre ela e o quatro, mas que nos tiram o fôlego do mesmo jeito. É bonito ver em meio ao caos em que o mundo se encontra, a forma como Tris vai se entregando aos poucos ao amor, nos faz que mesmo com a guerra, um sentimento bonito, sincero e puro pode nascer de maneira genuína. Mas o relacionamento deles também passa por muita provação, podemos ver a oscilação e o distanciamento emocional em que passam, mesmo sabendo o que sentem um pelo outro.
Mas, ainda que tenha um sentimento bonito em Tris, a vida ainda vai mostrar como ser perversa com ela, mostrando que algumas pessoas não são quem parece ser, ainda que você ache que as conheça. E a nossa protagonista precisa ceder e seguir seus extintos acreditando que no fim as coisas possam dar certo, mesmo com alguns sacrifícios.
Romance, suspense, ação, dramas políticos... Como não amar tudo isso? Devorei Insurgente e o final me chocou bastante. Gostei de ver a narrativa da autora ainda mais intensa que no livro anterior e confesso que se não fosse pela Jornada MLV, eu teria devorado o último livro no mesmo dia.
Sou doida para ler esse livro,mas ainda não tive animação,sua resenha me deu um up a mais a ler haha Amei o post <3
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirGêneros como distopia e fantasia já não fazem muito o meu estilo de leitura, e eu acabei resolvendo dar chance a essa série quando saiu e tudo parecia mil maravilhas, até chegar Convergente e a Veronica estragar tudo hahaha Mas que bom que você gostou da leitura, e espero que você não se decepcione como eu me decepcionei.
Bjs
Blog Tell Me a Book
Não li,mas a resenha deixou uma baita curiosidade.Adoro suspense!Bjs
ResponderExcluirVou procurar a ler adorei a resenha
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirSou apaixonada por esse livro. Li o livro por causa dos filmes e hoje em dia é o dos meus livros favoritos.
O livro parece ser muito bom,vou pesquisar para comprar!Adorei sua resenha bjo
ResponderExcluirEu não gosto dessa saga. Comecei o primeiro mas não tive saco pra continuar. Posso até tentar dar uma segunda chance, só porque não gosto de deixar as sagas incompletas. Mas ainda assim não consigo gostar dessa série. É como um Jogos Vorazes versão "boring" pra mim ^^
ResponderExcluirOi Luma! Confesso que cai nesse conto se "se gostou de Jogos Vorazes" hahaha
ResponderExcluirO primeiro achei Ok, esse segundo já achei bom. Li em um dia, a leitura me prendeu mesmo. Mas nem vou falar minha opinião sobre o último rs
Eu não consigo gostar da Tris, nem por um decreto, meu Deus. Acho que me sinto até culpada. Mas eu acho ela muito chata. A escrita da Veronica é muito boa e gostosa, mas não sei, não dei liga com essa trilogia.
Amo distopia, mas essa foi uma das poucas que eu não consegui me envolver. E se puder te dar um dica, é: não veja o filme. Deus do céu, aquilo é pavoroso haha.
Parabéns pela resenha. Beijos
https://almde50tons.wordpress.com/
SÓ EU NÃO PARTICIPEI DA JORNADA MLV? POXA :/
ResponderExcluirEu sou muito um fã da trilogia, mas fico feliz que tenha gostado <3
Eu não li os livros, mas vi os filmes, e confesso que fiquei muito pensativa em relação a história, porque cabe bem no nosso contexto atual e onde vamos parar se nossa sociedade continuar da mesma forma ... Eu amei os filmes, mas suponho que nos livros seja bem mais interessante! Bjs (•_•)
ResponderExcluirEu assisti Divergente esses dias e fiquei super curiosa com o livro (que com certeza é bem melhor).
ResponderExcluirVou procurar pra comprar aqui, é bem o estilo que gosto.
Assisti Jogos Vorazes mas confesso que não me empolgou. Talvez esse gênero de livros/filmes mais voltados para fantasia não façam mais meu estilo, mas pra quem gosta é uma ótima pedida.
ResponderExcluirOiii Luma tudo bem?
ResponderExcluirInfelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse menina, não gosto muito dessa saga, não consigo me atrair muito! Ótima resenha e eu adoro essa capa.
Bjs
Meu blog foi baseado na série, divergente. Adoro, mas em relação o filme deixou a desejar, mas mesmo assim continuo sendo fã de carteirinha.
ResponderExcluirOi Luma, tudo bem?
ResponderExcluirEu posterguei bastante a leitura da série inteira, pois era meio receosa, mas depois que comecei a ler, simplesmente não consegui mais parar, eu viciei. Não tem nem como comparar o livro com os filmes, são completamente distintos e toda vez que a Tris se deparava com uma atitude a tomar, eu ficava nervosa e ansiosa. O terceiro livro é maravilhoso, mas prepare o coração, é de parti-lo em mil pedaços.
Beijos!
Oi,ainda não tive a oportunidade de ler,mais vendo sua resenha fiquei na maior curiosidade para ler já,vou ver se acho beijinhos.
ResponderExcluirOi Luma, tudo bem? A trilogia Divergente é simplesmente incrível. É uma das histórias mais legais que conheci desde Harry Potter. Sempre ouvia as pessoas comentando, fazendo resenha, ou mesmo falando sobre o filme. Até que no ano passado eu e meu namorado resolvemos dar uma chance. Valeu muito a pena, até ele gostou. Realmente traz muito suspense, aventura, e o ritmo da história não para. Com certeza vale a pena. Ótima resenha. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirEu tenho vontade em ler essa série, mas reparei que as opiniões sobre ela são divididas,mas gostei dos elementos da história que você citou na resenha, talvez eu crie um pouco mais de coragem para começar a ler esses livros.
ResponderExcluirLi esta trilogia há alguns anos, logo quando os livros foram lançados aqui no Brasil. Lembro de ter gostado, mas não me apaixonei pela história, faltou algo para me cativar. Faz tanto tempo que não consigo lembrar ao certo quais foram os detalhes que não me encantaram, mas sei que a protagonista me incomodou um pouco.
ResponderExcluirEu ainda não li nenhum dessa trilogia.
ResponderExcluirConfesso que por pura preguiça já que ele meio que é comparado com Jogos Vorazes, que por sinal me decepcionou muito no final, mas enfim, está na minha lista.
Muito boa sua resenha.
Beijinhos,
Aline Magalhães
Alineland
Oi! Ainda não li nenhum livro dessa trilogia, mas está (há tempos) na fila para serem lidos! Hahaha
ResponderExcluirEspero gostar tanto deles quanto você! Até mais!
Ainda não li os livros e acho que não o farei, porque já assisti aos filmes e aí perdi a graça, apesar de amar os filmes. Até minha mãe curte,hahaha.
ResponderExcluirSuas resenhas estão cada vez melhores, li os livros e apesar de Insurgente ter me decepcionado um pouco, Divergente na minha opinião é melhor, gosto da escrita dessa autora.
ResponderExcluirOiii!
ResponderExcluirEu ja percebi que não dou muito certo com distopias, Sempre fico entediada com as obras. Não consigo conectar com elas, mas adoro conhecer os enredos e sempre que possivel eu assito aos filmes. Gostei de ler sua resenha e saber que foi uma ótima leitura para você.
Beijinhos,
Olá!
ResponderExcluirQuando foi lançada tinha bastante vontade de ler, mas hoje em dia não tenho mais interesse nessa série da Veronia Roth, mesmo sendo uma trama intensa.
Vou passar a dica dessa vez.
Abraço!
Sério que você gostou? Eu também engoli Jogos Vorazes em uma semana, mas essa trilogia foi muito penosa pra mim. O primeiro achei até legalzinho, mas Insurgente? Eu tinha vontade de me matar as vezes lendo... huahuauhauha
ResponderExcluirSó voltei pra ler Convergente porque i Quatro antes e me fez ler o ultimo.
O ultimo é legalzinho. Acho que você vai curtir bastante então!
Parabéns pela resenha!!
Beijinho!!
#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com
Oii Luma, ainda não li o livro mas gostei muito da perspectiva que você apresentou dele, apesar de ser uma saga deu pra entender um pouco da história e do que ela trata :) Parabéns pela resenha, beijos !
ResponderExcluir